quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Tchoukball

Educação Física – 2º Ano – 3º Bimestre
Tchoukball - Histórico.

     O tchoukball surgiu de reflexões e pesquisas, do doutor Hermann Brandt, um médico suíço nascido em Genebra. No início da década de 1960, Brandt cuidou de muitos atletas que se lesionavam na prática de esportes e essas lesões eram, em sua maioria, provenientes de agressões dos adversários- o que é comum em modalidades de contato. Segundo Brandt os esportes não deveriam produzir campeões,mas contribuir para a construção de um “sociedade humana digna”. Para isso, ele criou esses esportes, que seria uma mistura de pelota basca (esporte popular no País Basco, Espanha, mas praticamente desconhecido no Brasil), handebol e voleibol.
     O nome da modalidade faz alusão ao som produzido pelo contato da bola com o quadro de remissão (objeto usado como meio para atingir o alvo, que, no tchoukball, é qualquer parte de um campo de jogo.). Esse quadro é parecido com uma pequena cama elástica virada para a quadra. Pela ausência de contato físico entre os participantes, essa modalidade é conhecida como “esporte da paz”.
     Ao criar esse novo esporte a partir de outros já existentes, Brandt diferenciaram-o dos esportes mais conhecidos, por quebrar alguns paradigmas. Primeiro, por não permitir o contato físico entre os jogadores sem estabelecer uma divisão do território de ataque e defesa, como aconteceu no voleibol, em que a rede faz a separação entre os adversários. Aqui,as duas equipes podem ocupar o mesmo espaço na quadra. Aliado a isso, está o segundo ponto diferencial: como não há contato físico, não é permitido interceptar ou roubar a bola do adversário. Só se recupera a bola em três situações: por conseqüência de erro de passe, da marcação de ponto ou de uma defesa após o arremesso, ao final de um ataque do adversário. A defesa sempre consiste em tentar recuperar a bola (rebote) após um arremesso da equipe adversária.
     Outra diferença das demais modalidades esportivas coletivas é que os dois quadros de remissão não representam o alvo a ser acertado. Porém, para que um ponto seja concretizado a partir de uma arremesso (há outras formas de se conquistar um ponto que serão apresentadas adiante),é preciso que a bola toque no quadro.Dessa forma,acertar o quadro funciona como um meio para conseguir pontos. Assim,o alvo passa a ser a quadra toda,pois se pode arremessar em qualquer em dos dois quadros disponíveis.Como não há divisão de espaços de ataque e defesa,a equipe precisa estar atenta e muito bem distribuída pela quadra,além de realizar uma movimentação constante em função dos passes da equipe adversária,pois,para recuperar a bola,é preciso estar em boas condições para pegar o rebote.
     
DESTACAMOS AS PRINCIPAIS REGRAS OFICIAIS:
è o jogo acontece em um terreno de 40 X 20 metros (quadra oficial);
è a bola utilizada é a de handebol;
è ao todo são nove jogadores em cada equipe;
è para acertar o alvo (a quadra), é necessário arremessar a bola em qualquer um dos dois quadros de remissão (quadros de 1x1m, inclinados a 55º) dispostos na parte central da linha de fundo;
è o arremesso não pode ser feito por trás do quadro (fora da quadra);
è não há uma quadro ou um alvo específico a defender ou a atacar,pois os dois quadros podem ser utilizados por ambas as equipes;
è em frente a cada quadro,há uma área frontal,ou zona proibida,em forma de semicírculo,com três metros de raio;
è o jogador nunca pode invadir essa área com a bola,ao finalizar, ao pegar o rebote,ao passar ou recepcionar;depois de arremessá-la, caso o faça a partir de um salto,poderá entrar na área proibida desde que sem a posse de bola;
è a duração do jogo para homens é de três tempos de 15 minutos cada um; para as mulheres e equipes mistas, três tempos de 12 minutos cada um;

Os Pontos: O simples fato de atingir o quadro não é suficiente para marcar pontos, pois ele funciona apenas com meio para obter a pontuação. Para conquistar algum ponto a partir do arremesso, a bola deve tocar o quando e cair em algum parte da quadra (menos na área que fica em frente aos quadros, a zona proibida). Um jogador concede pontos à equipe adversária se:

è não acerta o quadro após o arremesso;
è após a finalização, a bola cair fora da quadra de jogo;
è após a finalização, a bola acertar o seu corpo;
è antes ou depois de arremessar, a bola cair dentro da área (zona proibida).

Se,após o arremesso, a bola for recuperada pela equipe adversária, o jogo continuará normalmente. Após a concretização de um ponto, a equipe adversária deverá repor a bola atrás da linha de fundo.

Os Passes: Somente passes aéreos são permitidos e ninguém pode interceptar um passe.Cada equipe pode passar a bola no máximo,três vezes (como no voleibol),porém sempre que a bola for recolocada em jogo ou recuperada a partir de uma defesa da equipe que foi atacada (pegar o rebote provocado após a bola bater no quadro),o primeiro passe da bola só pode dar três passadas (como no handebol) antes de passá-la ou arremessá-la ao alvo,mas sem quicá-la.

As Faltas: Sempre que houver alguma violação das regras, as faltas deverão ser cobradas no local onde aconteceram ou onde a bola caiu. Ao repor a bola depois de alguma infração, o jogador não poderá arremessá-la diretamente no quadro, ou seja, é necessário executar, no mínimo, um passe antes da finalização. Se a bola tocar na borda do quadro após um arremesso, o ponto não será computado. Esse caso representará uma falta e o jogo será reiniciado pela equipe adversária do local onde a bola houver caído. Portanto, um jogador comete falta quando:
è desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar;
è efetua o quarto passe;
è de posse da bola,sai da quadra ou entra na zona proibida;
è intercepta a bola (involuntariamente ou não) após um passe da equipe adversária;
è deixa a bola cair no chão no momento de um passe ou recepção;
è é tocado pela bola abaixo do nível da cintura (membros inferiores);
è pegar a bola após a finalização de sua equipe;

è impede o deslocamento do adversário (segurando, agarrando, obstruindo a passagem etc.).