terça-feira, 21 de agosto de 2012

Regras do Tchoukball

TCHOUKBALL -DESTACAMOS AS PRINCIPAIS REGRAS OFICIAIS:
è o jogo acontece em um terreno de 40 X 20 metros (quadra oficial);
è a bola utilizada é a de handebol;
è ao todo são nove jogadores em cada equipe;
è para acertar o alvo (a quadra), é necessário arremessar a bola em qualquer um dos dois quadros de remissão (quadros de 1x1m, inclinados a 55º) dispostos na parte central da linha de fundo;
è o arremesso não pode ser feito por trás do quadro (fora da quadra);
è não há uma quadro ou um alvo específico a defender ou a atacar,pois os dois quadros podem ser utilizados por ambas as equipes;
è em frente a cada quadro,há uma área frontal,ou zona proibida,em forma de semicírculo,com três metros de raio;
è o jogador nunca pode invadir essa área com a bola,ao finalizar, ao pegar o rebote,ao passar ou recepcionar;depois de arremessá-la, caso o faça a partir de um salto,poderá entrar na área proibida desde que sem a posse de bola;
è a duração do jogo para homens é de três tempos de 15 minutos cada um; para as mulheres e equipes mistas, três tempos de 12 minutos cada um;

Os Pontos: O simples fato de atingir o quadro não é suficiente para marcar pontos, pois ele funciona apenas com meio para obter a pontuação. Para conquistar algum ponto a partir do arremesso, a bola deve tocar o quando e cair em algum parte da quadra (menos na área que fica em frente aos quadros, a zona proibida). Um jogador concede pontos à equipe adversária se:

è não acerta o quadro após o arremesso;
è após a finalização, a bola cair fora da quadra de jogo;
è após a finalização, a bola acertar o seu corpo;
è antes ou depois de arremessar, a bola cair dentro da área (zona proibida).

Se,após o arremesso, a bola for recuperada pela equipe adversária, o jogo continuará normalmente. Após a concretização de um ponto, a equipe adversária deverá repor a bola atrás da linha de fundo.

Os Passes: Somente passes aéreos são permitidos e ninguém pode interceptar um passe.Cada equipe pode passar a bola no máximo,três vezes (como no voleibol),porém sempre que a bola for recolocada em jogo ou recuperada a partir de uma defesa da equipe que foi atacada (pegar o rebote provocado após a bola bater no quadro),o primeiro passe da bola só pode dar três passadas (como no handebol) antes de passá-la ou arremessá-la ao alvo,mas sem quicá-la.

As Faltas: Sempre que houver alguma violação das regras, as faltas deverão ser cobradas no local onde aconteceram ou onde a bola caiu. Ao repor a bola depois de alguma infração, o jogador não poderá arremessá-la diretamente no quadro, ou seja, é necessário executar, no mínimo, um passe antes da finalização. Se a bola tocar na borda do quadro após um arremesso, o ponto não será computado. Esse caso representará uma falta e o jogo será reiniciado pela equipe adversária do local onde a bola houver caído. Portanto, um jogador comete falta quando:
è desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar;
è efetua o quarto passe;
è de posse da bola,sai da quadra ou entra na zona proibida;
è intercepta a bola (involuntariamente ou não) após um passe da equipe adversária;
è deixa a bola cair no chão no momento de um passe ou recepção;
è é tocado pela bola abaixo do nível da cintura (membros inferiores);
è pegar a bola após a finalização de sua equipe;
è impede o deslocamento do adversário (segurando, agarrando, obstruindo a passagem etc.).

Rúgbi e Futebol Americano

Educação Física: 1º Ano

As regras e a sua institucionalização nas duas modalidades têm semelhanças e diferenças.
A seguir estão algumas:
Rúgbi
Futebol Americano
Origem nas escolas públicas do sistema de Educação Básica da Inglaterra.
Origem nas faculdades do sistema privado de Ensino Superior dos Estados Unidos.
Duas equipes com 15 ou sete jogadores em campo que não podem fazer passem com as mãos para frente. Nesse caso os passes podem ser feitos com os pés. Geralmente cada equipe tem jogadores polivalentes: os mesmos jogadores atacam e defendem, podendo haver cinco substituições nos casos do jogo de 15 e três no jogo de 7.
Duas equipes com 11 jogadores em campo cada uma que só podem fazer passes com as mãos para frente antes de ultrapassar a “linha” inicial de cada jogada. Geralmente cada equipe tem dois times: os jogadores que atacam não são os mesmos que defendem.
Obs.: quando uma equipe joga com os mesmos jogadores no ataque e na defesa diz-se que ela tem o estilo iron men (“homem de ferro”).
A equipe não é obrigada a avançar durante todo o tempo, mas cada tentativa de fazer gol recebe uma pontuação diferenciada (cada try vale cinco pontos), valendo mais caso seja convertida (cada conversion vale dois pontos).
Cada equipe tem quatro tentativas para avançar determinada distância (10 jardas, equivalente a 9,14 metros) e manter a posse de bola; caso não avance, a bola passa para a equipe adversária.
Se o jogador conseguir invadir o espaço do gol adversário portando a bola nas mãos e tocá-lo no solo (touchdown) com a bola em mãos ganha uma “tentativa de gol” (try); caso ocorra uma infração às regras, há o chute de pênalti (vale três pontos).
Se o jogador conseguir invadir o espaço do gol e tocar o solo (toucdown) com a bola em mãos, marca gol (seis pontos), tendo direito a um chute extra ao gol (ponto).
O jogador pode chutar a bola para o gol fazendo transpor o travessão entre as traves durante as partidas (droap goal), marcando três pontos ou, ainda, optar pelo chute, no caso de cobrança de penalidade (três pontos).
O jogador pode chutar a bola para o gol (field goal), fazendo-a transpor o travessão entre as traves (vale três pontos).