terça-feira, 3 de maio de 2011

Corpo Saúde e Beleza - Princípio do Treinamento Físico - 3º Ano

Ed. Física - 1º Bimestre - 3º Ano

TEMA: CORPO, SAÚDE E BELEZA – PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO.

Apesar dos avanços na identificação e compreensão dos vários benefícios que o exercício praticado regulamente pode exercer sobre o estado geral de saúde – e a despeito da crescente difusão destas informações pelas mídias -, a busca por um estilo de vida mais ativo parece não constituir uma das preocupações para a grande maioria da população.
Manter-se fisicamente ativo constitui um dos pré-requisitos para que uma pessoa possa obter e/ ou manter boa condição de saúde. Para isso, as atividades físicas/exercícios devem promover melhorias na capacidade funcional do organismo, o que requer atender a princípios fisiológicos que norteiam a elaboração e o desenvolvimento de um programa de exercícios. Tais princípios, denominados princípios do treinamento, quando aplicados adequadamente, possibilitam a melhoria das capacidades físicas, tanto em atletas quanto em não-atletas.


Os princípios do treinamento físico (atleta ou não) podem ser assim definidos:

Princípio da individualidade: diz respeito ao modo com que as diferentes características e condições de cada individuo interferem nos efeitos pretendidos por um programa de exercício. Compreende aspectos relacionados: ao gênero do praticante – característica associadas às diferenças entre os sexos; ao estágio de maturação biológica – ainda que a idade cronológica seja igual; ao nível inicial do condicionamento físico – quanto mais treinada ou condicionada for uma pessoa, menor sua “treinabilidade” (resposta ao exercício), e quanto menos treinada ou condicionada, mais treinável; à genética do praticante – alguns fatores genéticos, como predominância de determinado tipo de fibra muscular, podem interferir na resposta ao aprimoramento das capacidades físicas.

Principio da sobrecarga: diz respeito ao aumento da carga de trabalho físico, que deve ser gradual e progressivo, de modo a estimular o organismo a se exercitar acima do nível ao qual está habituado, para que ocorram adaptações biológicas que aprimorem suas características morfológicas e funcionais. Para isso, deve adequar diferentes combinações entre freqüência, intensidade e duração e volume de treinamento conforme a capacidade física a ser desenvolvida.Freqüência refere-se ao número de sessões semanais de um determinado exercício; intensidade, ao nível de dificuldade do exercício – quantidade de peso e velocidade suportados; duração ou volume, ao período de tempo durante o qual o programa é realizado (semanas, meses), ou o tempo gasto em uma única sessão de exercícios (minutos, horas).

Principio da reversibilidade: diz respeito ao declínio na capacidade funcional, decorrente das perdas das adaptações biológicas obtidas com o programa de exercícios, que ocorre quando a atividade física é suspensa ou reduzida.Representa um reajuste do organismo ao baixo nível de solicitação das capacidades físicas, tornando evidente o caráter transitório e reversível das melhorias oriundas da prática regular e continua de exercícios físicos, principalmente quando essa regularidade ou continuidade deixa de ser mantid

Nenhum comentário:

Postar um comentário